A dor nas costas, nome popular que se dá à lombalgia (dor na região lombar), está entre as causas mais comuns de problemas de saúde no mundo. O desconforto afeta jovens e adultos, com impactos significativos no bem-estar físico e emocional.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofre com o desconforto. A boa notícia é que pequenas mudanças na postura já ajudam a prevenir e aliviar os sintomas, como praticar alongamento, cuidado ao deitar e ao levantar, postura correta, entre outros hábitos.
6 dicas para prevenir e amenizar dores nas costas
Veja algumas dicas para reduzir e prevenir o desconforto da dor nas costas:
- Alongamento: a prática evita tensão nos músculos. Assim, promovendo relaxamento e bem-estar.
- Pequenas pausas: a orientação é, a cada três horas trabalhadas, pare por cinco minutos. Faça uma caminhada, alongue-se, estique o corpo, movimente-o.
- Atividades físicas: atividades físicas como a musculação fortalece a musculatura que vai dar suporte para a coluna vertebral.
- Correção postural: andar com a coluna ereta, com ombros retos, respeitando a anatomia do seu corpo faz toda a diferença.
- Preocupe-se com a ergonomia: a preocupação com a ergonomia é fundamental para os cuidados com a coluna. Para isso, é preciso considerar e estar atento à altura da mesa e cadeira e apoio dos pés e dos braços.
- Saúde emocional também conta: as dores do corpo, principalmente na coluna, na cabeça e no pescoço, podem ainda ser agravadas pelo estresse, pela ansiedade e por toda tensão experimentada nesse momento.
- Acupuntura: A acupuntura é uma excelente alternativa terapêutica para o alívio da dor, sendo indicada e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como terapia complementar.
- Repouso: Para algumas dores o repouso pode ser o melhor remédio. Evitar pegar peso ou objetos de maneira desconfortável. Optar por um colchão que sustente o corpo, que seja firme na medida certa.
Conheça o Fisiocrem Solugel