Comummente chamada de artrose e também designada por osteoartrose. É um dos principais problemas reumatológicos, sendo considerada uma das doenças mais comuns e incapacitantes.
Em Portugal, existem perto de um milhão de doentes com artrose. Conheça mais sobre esta doença que afeta cerca de 90% das pessoas acima dos 60 anos.
O QUE É?
A osteoartrose, ou simplesmente artrose, é a doença reumática mais frequente que atinge a cartilagem articular. Isto é, um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos, que se articulam entre si.
Esta cartilagem articular é composta pelo líquido articular ou líquido sinovial. É ele o responsável por lubrificar a articulação, facilitando os movimentos e permitindo que as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem que se desgastem.
POR QUE OCORRE A ARTROSE?
Esta cartilagem articular é constituída por células denominadas condrocitos, água e substâncias proteicas. O que acontece na artrose é que os condrocitos vão morrendo, produzindo menos quantidade de proteoglicanos (proteínas) e de colagénio.
Como consequência, a cartilagem articular cria úlceras e o “osso que está por debaixo da cartilagem, chamado osso sub-condral, reage, espessando-se e dando origem a excrescências ósseas chamadas osteófitos”, explica a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR).
Estes osteófitos são os conhecidos “bicos de papagaio”. Designam-se como tal por alguns deles se assemelharem a imagens do bico de papagaio, quando passados por raio-X.
AS CAUSAS
A origem deste desgaste da cartilagem articular pode estar relacionada com diversos fatores, entre eles:
- desgaste natural das articulações devido ao envelhecimento (apesar de poder acontecer em adultos jovens, a artrose afeta, sobretudo, pessoas acima dos 50 anos)
- trabalhos que sobrecarreguem as articulações, como cabeleireiros, empregadas domésticas, pintores ou bailarinos
- desportos que fazem sobrecarregar as articulações de forma repetitiva ou que exijam movimentos de torção, como o futebol
- fraqueza na parte superior das pernas
- malformações que deteriorem as articulações previamente
- traumatismos, como fraturas que afetem alguma articulação
- excesso de peso, que leva a um maior desgaste nas articulações das pernas ou da coluna
- outras doenças reumáticas.