O tema da importância da atividade física no nosso bem-estar reveste-se de ideias pré-concebidas que nem sempre correspondem à realidade. No “Diz Que Disse da Saúde” esclarecemos os mitos e as verdades.
O QUE SE DIZ
O exercício físico intenso é bom para qualquer pessoa.
FALSO. Por um lado, as pessoas não são todas iguais e, por outro, praticar exercício físico de forma excessiva pode ter consequências graves. É importante que o exercício seja adaptado à condição física de cada um, incluído no estilo de vida de forma gradual e, sempre que possível, supervisionado por um profissional. O ideal é consultar o médico para que este adeque a prática de atividade física a cada condição clínica.
Os asmáticos não devem fazer exercício físico.
FALSO. No passado era comum pensar-se que os asmáticos não deviam praticar desporto. Na verdade, o doente com asma pode e deve praticar exercício físico para melhorar a função cardiorrespiratória, cumprindo um plano adequado de controlo da doença feito pelo seu médico. Não existem modalidades desaconselhadas a asmáticos, podendo participar em desportos de lazer até à alta competição.
Qualquer hora é boa para fazer exercício físico.
FALSO. A prática de exercício físico estimula a produção de serotonina que contribui para um sono mais prolongado e profundo. No entanto, fazer exercício físico ao final do dia ou muito perto da hora de dormir pode ter um impacto negativo no sono. Depois da atividade física, o organismo necessita de tempo para regular a temperatura, desacelerar o ritmo cardíaco e baixar os níveis de adrenalina e cortisol, prejudiciais ao relaxamento. Assim, o exercício físico deve idealmente ser feito durante a manhã e o início da tarde.
Apenas 30 minutos de atividade física já têm benefícios para a saúde.
A atividade física regular é um dos pilares para um estilo de vida saudável. Bastam, pelo menos, 30 minutos de atividade física moderada diária para obter benefícios para a saúde, quer físicos, quer mentais. Este nível de atividade pode ser atingido diariamente através de rotinas que se integrem no dia a dia, como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, passear o cão, fazer jardinagem ou dançar.
A atividade física regular previne as doenças cardiovasculares.
A atividade física regular apresenta inúmeros benefícios para a saúde, entre os quais, a prevenção de doenças cardiovasculares. A prática consistente de exercício físico ajuda a fortalecer músculos e válvulas venosas envolvidos na circulação sanguínea; a regular o peso; a baixar os níveis de “colesterol mau” e triglicéridos no sangue; e estimula o organismo a produzir a partícula que remove a gordura das artérias, o chamado “colesterol bom”.
A atividade física melhora o humor.
A prática de atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixar uma pessoa mais feliz, relaxada e menos ansiosa. Aumenta, por exemplo, os níveis de endorfinas que são responsáveis por controlar algumas das nossas emoções. A libertação de endorfinas está associada a sensações de prazer e bem-estar, com efeitos evidentes na melhoria do humor.